quarta-feira, 21 de março de 2012

Aprenda com as Diferenças

"O amor não tem idade. Estamos sempre maduros para amar. E não acredito que o amor possa chegar cedo ou tarde. O amor é pontual. Chega sempre na hora certa, seja a hora que for." (Manoel Carlos)



Quando nascemos, encontramos um mundo em que os padrões de comportamento masculino e feminino já estão claramente definidos. A diferença de idade entre o homem e a mulher numa relação de namoro é ainda é um tema polêmico.

Casais famosos formados por homens mais jovens e mulheres mais velhas são vistos como se isso fosse algo estranho e até imoral, e se o simples namoro de uma celebridade mais velha com um homem mais jovem é suficiente para colocá-los nas capas das revistas imagine o que podem passar os casais ‘simples mortais’ que enfrentam essa realidade.



O namoro de um homem mais velho com uma mulher mais jovem é visto por todos nós, e eu me incluo nessa, como interesse. Logo pensamos que ele deve ser muito rico para ela ter se interessado por ele... O mesmo vale para uma mulher que tenha um relacionamento amoroso com um homem bem mais novo. Sempre achamos que essas relações envolvem muito dinheiro e nada de amor.

O preconceito existe por todos os lados. 

Mas, quando paro para pensar no assunto, me questiono se não é possível mesmo as pessoas simplesmente se apaixonarem independente da idade que tenham. E pensando bem, acho que podem sim! Eu sou a favor da aceleração cardíaca, do friozinho no estômago, da paz que pode haver num abraço, do acolhimento que pode ser encontrado num carinho... 

Almas, corações e sentimentos não seguem o mesmo ritmo que o corpo, a pele e os dias de vivência.

Já ouvi muitas pessoas justificarem o preconceito baseando-se na questão sexual, no quanto o desempenho físico de um pode diminuir antes do outro. Sério mesmo? Será que o amor não é criativo o suficiente para romper certas barreiras físicas? Creio que sim! Corpos murcham inevitavelmente, mas almas não!



Claro que temos que ser sensatos e analisar cada caso particularmente. Uma menina de 12 anos que se apaixone por um homem de 20 é inaceitável. Ela não tem maturidade suficiente para assumir um relacionamento e ele pode ser processado por pedofilia. Já uma pessoa de 40 que se interesse por uma de 48 passa a ser normal e vejam, ainda existe a mesma diferença de 8 anos entre eles. 

Também não podemos deixar de constatar que existem sim pessoas que só se relacionam com outras visando algum benefício material. Mas vamos deixar esse caso pra lá porque só posso ter pena de gente assim.

Termino o post acreditando no amor independentemente da diferença de idade. Não prometo que nunca mais vou olhar um casal assim sem malícia, mas vou me esforçar bastante para olhá-los com outros olhos...








3 comentários:

ZéColmeia disse...

Li e pra falar a verdade não tenho o que dizer, a não ser que achei simplesmente maravilhoso suas colocações, e a forma com que você pontuou todos os casos.
Estive procurando algum tema em relação a este tema porque hoje vivo algo do tipo. Eu com 52 e ela com 18, mas mesmo assim conseguiu me atingir de forma avassaladora, coisa que eu jamais havia sentido antes, foi apenas no primeiro e único olhar, eu procuro vários temas pra tentar encontrar uma explicação lógica mas cheguei a conclusão que para o AMOR não existe explicação ele simplesmente acontece.
Mais uma vez gostaria de parabenizar pelo post.

Anônimo disse...

meu marido tem 55 anos e eu tenho 28 e ja estamos juntos a12 anos e sou feliz porque a cada dia eu tenho mais esperiencia.

Unknown disse...

Estou com 20 anos e um homem adulto de 50 anos,quer namorar comigo,