Existem dificuldades para um homem entender a TPM? Evidente que sim, até porque não temos isso, não sabemos o que acontece dentro do corpo de cada uma de vocês durante esse tempo. Só sei que a maioria muda completamente.
Até aí, acho que não existe discussão. O homem não entende a TPM feminina assim como a mulher não entende porque é dolorido fazer a barba.
Mas como eu costumo dizer sempre, o ser humano precisa sempre evoluir. A questão da TPM existe desde que o mundo é mundo. Homens e mulheres precisam aprender a lidar com ela. Como? Você mulher, não custa dizer que está nesse famoso período. Se você começar a discutir com seu namorado e ele também não estiver em um dia muito bom, pode ser que seu comportamento cause uma briga muito feia.
É só falar. O que custa? Pessoalmente, procuro ser o mais paciente possível. Não apenas quando se trata de namorada, mas também da minha irmã e lembro perfeitamente quando tinha uma estagiária (Daniela Gonçalves, apareça por aqui), que quando entrava na TPM, eu dava menos trabalho a ela.
E claro, para os homens. Terei de ser duro com minha própria “raça”, mas aí vou eu. Quem não estiver pronto para aguentar uma TPM, suas crises de humor, sensibilidade, choro e outros fatores só tem um caminho: procurar outro homem. Mulheres são mesmo assim, têm esse momento uma vez por mês. Se elas forem compreensivas e contarem, precisamos saber como agir.
Querem um exemplo? Provavelmente ela terá vontade de comer doces. Que tal preparar algo a ela ou comprar chocolates?
O único adendo que faço nisso tudo é que TPM, leptospirose, unha encravada ou sinusite não dão direito a ninguém de ser grosseiro com seu companheiro. Tá no período? Procure ficar mais na sua, em silêncio, até essa bomba hormonal voltar ao normal. Não façam disso um monstro, pois ele pode se transformar em um.