Eu sou uma pessoa ciumenta. Não sei se pelo fato de ser filha única e ser acostumada a ter tudo só pra mim ou porque é coisa de signo, horóscopo, mapa astral ou coisa assim. O fato é que tenho ciúme de tudo e de todos. Família, amigos, noivo, roupa, maquiagem, TUDO!
Até aí, tudo normal, nenhum problema. O bicho pega quando o ciúme vira possessão. E eu sei exatamente quando o meu ciúme deixou de ser saudável.
Namorei uma pessoa por quem eu era perdidamente apaixonada. E apesar dessa paixão toda, havia confiança, e por existir confiança o meu ciúme era sadio, as vezes até inventado só pra dar um charme na relação. Mas eu fui traída e eu me transformei em uma espécie de Othello feminina.
Descobri que tinha virado uma Heloísa quando comecei a namorar com o Henrique, vítima da minha neurose, coitado. Percebi que eu não conseguia mais agir normalmente com certas situações.
Vocês, pessoas normais, não imaginam o quanto é penoso sentir ciúme exagerado de alguém. A nossa mente imagina coisas de outro mundo. E garanto, a gente sofre mais do que nossos parceiros.
O Henrique não precisava me dar motivos nenhum para eu surtar. Bastava qualquer menina se aproximar pra eu começar a desenhar na minha cabeça uma nova traição. A desconfiança era doentia.
Não dava pra continuar um relacionamento assim. Eu sofria demais e poderia sofrer ainda mais se perdesse o Henrique pra minha fraqueza. Eu vivia brigando com ele e com a minha imaginação. Ou eu mudava ou o meu namoro acabava.
Hoje eu continuo sendo a mesma ciumenta de sempre, mas consigo filtrar o que é real e o que é exagero. Às vezes tenho umas recaídas, mas logo passa. Com a ajuda dele, que foi imprescindível, consegui domar a minha mente. Aprendi a me dar valor e a perceber que nunca fui a culpada por ter sido traída. O idiota foi ele, e não eu.
Então, ficam as lições:
1 - A gente vive falando que todos os homens são iguais. Isso não é verdade. Se um babaca te magoou, não significa que todos farão o mesmo.
2- Confiança é a base de todo relacionamento. Se você não confia no seu namorado, seu namoro nunca vai dar certo. Eu mesma não coloco minha mão no fogo por ninguém, mas acredito no amor do Henrique por mim e isso basta.
3- Sentir ciúme de namorado é a coisa mais imbecil que pode existir no mundo. Sério. Se ele quiser te trair ele vai te trair. Não adianta ligar de cinco em cinco minutos, não adianta vasculhar o celular dele, não adianta monitorar os horários dele. Quem quer fazer, faz.
4- Quem procura acha, já dizia minha mãe. Se você procurar demais algum deslize dele, você vai encontrar e vai ter que tomar alguma atitude. A decisão é sua. Prefere ficar de bem com a vida, ou prefere procurar pelo em ovo?
Eu seria muito hipócrita se dissesse que estou curada. Não estou. E é aqui que o Anderson vai discordar de mim, mas estamos aqui pra isso né?
Eu criei umas teorias bem peculiares. Mas vejam, são teorias minhas baseadas na minha mente insana!
1- Eu disse que nem todos os homens são iguais, mas todos os homens são homens! Homens gostam de mulheres. Tem peito? Tem bunda? ELES OLHAM! Não adianta a gente brigar, espernear e pode até ser machismo meu, mas é da natureza deles. Eu acho ridículo, não concordo, não aceito, mas procuro compreender. É só não fazer na minha frente que tá mais ou menos beleza.
2- Nós, mulheres, sabemos muito bem como conquistar ou seduzir um homem. Metade do caminho a gente ganha de graça só porque temos peito e bunda, a outra metade inclui charme, salto alto e saia curta. Portanto, na minha teoria, os homens que são fiéis nem dão oportunidade pra esse tipo de mulher se aproximar deles. Se não quer, não precisa ser educado. Se ele deu trela, desconfie!
3- No meu relacionamento não existe dormir brigado. Se a gente brigou e ele decidiu ir pra casa dele, ótimo, sem problemas. Mas eu não durmo brigada nem que a vaca tussa. Quero resolver antes de dormir pra não correr o risco dele se lamentar e dormir nos braços de outra.
Antes que eu escreva uma bíblia, sigo as palavras do Pedro Bial e César Menotti e Fabiano: Se eu pudesse dar um conselho à vocês eu diria "Ciumenta, para de ser tão ciumenta, desse jeito nenhum homem te aguenta, se liga ou você vai perder!"